domingo, 25 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] VENICE BEACH VOLLEYBALL (NES)

Essa capa é uma das coisas mais sexys de toda uma década.
A vida sem internet era uma merda mesmo.

 
 
Videogames dificilmente são usados como arte,  e ninguém levou isso mais a sério que a American Video Entertainment, que lançou algum dos jogos mais esquecíveis do NES (e não licenciados) como "Dudes with Atitudes" (sério isso) e "Wally and the NO Gang!".



Entre eles um jogo de futebol que era hentai ou um jogo de volei de praia sem putaria nenhuma


Lançado no Brasil pela Milmar, VBV não tinha o
clássico "aperte aqui" dos jogos da AVE
Venice Beach Volleyball é um jogo que tenta imitar volei de praia. Uma ou duas pessoas podem jogar, tanto contra ou contra o computador. Há algumas opções como escolher o numero de sets e se o sistema de pontuação vai ser com o sistema de vantagem ou como o volei hoje que toda bola no chão é ponto.

Existem até quatro atletas para se escolher com estatísticas diferentes. Um outro toque único é que após o ponto um carangueijo vai buscar a bola.

Quanto à jogabilidade real, é passável, embora não sem suas peculiaridades e falhas. Este é um videogame que não se sente que tenha sido refinado, a mecânica poderia ter usado um pouco mais de esforço. 

O botão A sempre bate na bola, a menos que use o botão B para pular primeiro, caso em que B é usado para completar a cortada. Saltar também pode ser feito para tentar bloquear cortadas, embora geralmente é em vão. Sério, o folheto de instruções ainda diz: "Uma espiga bem colocada é quase impossível de retornar." Uma assistência que o jogo dá ao jogador é um indicador de onde a bola vai pousar, ao invés de apenas confiar em assistir a uma sombra deslizando através da quadra.

Não há eliminatórias, países representativos, turnês mundiais, rastreamento de estatísticas, senhas, salvamentos ou outras continuações de qualquer tipo. Tudo que tem é uma partida e deu, três conjuntos de 15 pontos cada um no máximo. Não há nenhum tipo de campeonato ou modo campanha.




Venice Beach Volleyball é um resultado misto no departamento visual. Alguns dos toques são agradáveis, como a tela de título de letra de estêncil em um cenário de praia, ou a granulação de pixels usada na areia. No geral este é um dos títulos mais atraentes da AVE, já que a Idea-Tek pareceu fazer algum esforço real nos gráficos.

O Voleibol da Praia de Veneza não foi o primeiro jogo de voleibol no console do NES, e quando a poeira (areia?) baixou, teria alguns outros para competir. Mesmo assim esta é uma das entradas mais fracas.

Embora a jogabilidade certamente atenda aos jogadores com a funcionalidade "o que você vê é o que você obtém", tanto a falta de profundidade como a falta de refinamento profissional prejudicam a qualidade geral deste jogo, especialmente quando comparado com o resto da biblioteca de 8 bits. Várias áreas poderiam ter usado uma pequena melhoria, embora os recursos para isso fossem provavelmente limitados. 

Não é absolutamente terrível, mas não tem muita coisa de especial também. A marca registrada da AVE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário