quarta-feira, 28 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] JOGOS DE VERÃO (ou California Games)




Se você cresceu jogando jogos durante as épocas de 8 bits e 16 bits, você já sabe que há um monte de ótimos jogos esperando que os jogadores modernos descubram. O avanço da tecnologia não melhorou tudo, afinal. Elementos-chave que se combinaram para produzir um ótimo jogo na época quando 5 cores eram o topo de linha do mercado não são tão diferentes dos elementos-chave que têm um efeito semelhante em 2017. Com isso dito, existem alguns jogos que foram apenas decente nos dias dos 8 bits NES e hoje são francamente ruins. Um desses títulos é o California Games .

Na época do lançamento e durante alguns anos, a licença dos Jogos de Verão foram a última coca-cola do deserto e os jogos interativos com o mesmo título foram lançados em uma variedade relativamente ampla de plataformas. Eu não joguei as outras edições de videogames, mas posso te dizer isso: a versão do Master System é uma merda.


Eu não digo isso levemente, já que uma vez eu passei a maior parte da semana fazendo nada além de jogar California Games e tentar aperfeiçoar cada um dos seis eventos esportivos incluídos. Não era divertido, mas era o que tinha.

Hoje, eu vejo claramente como o jogo poderia ter sido incrível. O problema é que ele falhou espetacularmente. Cada um dos minigames incluídos - half-pipe, embaixadinhas, surf, patinação, BMX e disco voador - tem problemas suficientes para que o melhor elogio que você possa dar para qualquer um deles é "semi-competente".

Half-Pipe faz jus ao seu nome. Um patinador aparece em um meio tubo e começa uma corrida. Seu objetivo é marcar pontos executando truques, mas isso é difícil de fazer. Nada é intuitivo e, como resultado, seu patinador geralmente simplesmente desacelera na parte inferior do meio tubo, ou talvez você pressione um botão antes da hora e ele se estabaque.

A embaixinha é muito melhor e quando a EMBAIXADINHA é a melhor coisa do jogo, temos uma boa ideia do que nos metemos.

Você chuta uma bolsinha no ar e depois tenta mantê-la no alto enquanto executa truques. Há multiplicadores de pontuação se você evitar o saco de aterrissar no chão, além de acertar que passam na tela. No final do evento, que só termina quando o seu tempo expira, você recebe pontos com base nos movimentos extravagantes que você fez e você também recebe mais pontos se sua rotina mostrar alguma variedade. Enquanto os controles são rigidamente rígidos (parece que você está controlando um robô mal animado), o modo é razoavelmente divertido para uma tentativa ou duas antes de você encher o saco.

Surf é outro desastre. Você navega da esquerda para a direita, tentando ficar à frente da onda e executar alguns truques que, em teoria deveriam ser sobre pegar embalo na base da onda e subir até a crista. Os botões 1 e 2 não parecem fazer nada e, eventualmente, a onda irá ultrapassá-lo. No final, você receberá uma pontuação em uma escala dos juízes, mas é difícil dizer com que critério eles estão classificando sua performance (já tive notas diferentes por deixar o controle parado, pra vc ter uma ideia).

Skate tinha potencial. Você assume o controle de uma garota com um rabo de cavalo. Ela patina da esquerda para a direita enquanto evita riscos que incluem rachaduras na calçada, bolas saltitantes, poços de areia e bordas levantadas. Se ela cai três vezes durante a corrida, esse é o fim da coisa. 

Você pode mover-se para cima e para baixo ao longo da calçada para evitar os perigos. No entanto, há momentos frequentes onde você vai pular para evitar areia, depois aterrissar e ser incapaz de pular novamente antes de fugir de uma calçada levantada ou assim por diante. Há bastante desses momentos, de fato, que não tenho certeza se é possível chegar ao fim do curso. Eu nem tenho certeza se existe um.

O BMX é outro modo com ligeiro potencial, mas sai tão errado quanto os outros. Você está montando uma bicicleta BMX através de uma pista e você precisa desviar para evitar lama e pedras e outros perigos. Você pode saltar montes e fazer pequenos truques legais que dão pontos que antes de aterrisar (assim espero). Caso contrário, palavras como "Dweeby" e "Dorky" aparecerão na parte inferior da tela e você não ganhará nenhum ponto. Levantar a velocidade suficiente para realizar os movimentos mais adeptos é arriscado porque é muito fácil dar de cara em um obstaculo.

O modo final é Flying Disk, que é um jogo de Frisbee. Você pressiona o botão 1 para iniciar um lance, então deixe o indicador se mover para a esquerda e depois volte para a direita em um medidor codificado por cores. Basicamente aperte quando a barra estiver sobre o verde. 

Uma vez que o disco está no ar, seu trabalho é, então, mover a pessoa que espera pegar. Espero que você não tenha pressionado 1 com muita frequência ao tentar parar a barra (dica: você vai), porque se você fez essa pessoa mergulhou e está deitada imóvel no relvado, presumivelmente com grama nos dentes. Mesmo que você não tenha, no entanto, pegar o disco é difícil porque ele gosta de passar pelo receptor.
Sem duvida a melhor coisa do jogo é a abertura, que é Louie Louie em 8 bits. Me lembrei na hora do filme "O Cadillac Azul" que eles discutem o significado dessa música - anos depois o Tarantino fez uma referencia a isso em Cães de Aluguel.

Em resumo, então, o que os Jogos da Califórnia apresenta é uma série de seis eventos esportivos. Nenhum deles oferece muita diversão. Todos eles não têm coragem visual, mesmo pelos padrões da época. Hoje eles são quase dolorosos de assistir. 

A melhor maneira de se divertir é alistar alguns amigos para se juntar a você enquanto joga através de todos os eventos ou um conjunto de sua escolha. Mas se você tem amigos para se divertir jogando isso, o meu palpite é que você se divertiria com eles fazendo qualquer coisa. Caso contrário, basicamente não há motivos para tocar o jogo, exceto para rir da sua inépcia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário