segunda-feira, 17 de abril de 2017

[GAMES] STEAMWORLD HEIST (ou quando XCOM encontra Firefly)

Steamworld Heist é um jogo de estratégia baseado em turnos que também tem elementos de ação ao qual eu melhor descreveria como um tipo de XCOM em 2D, com a ambientação de Firefly - se a tripulação da Serenity fosse composta por robos a vapor, isso é.

Headshot ou atirar no barril explosivo?
Escolhas, escolhas, escolhas...
A idéia básica do jogo é que a Terra foi destruída e os personagens com que você joga devem ir em busca de recursos para sobreviver. E por recursos eu quero dizer peças e água, afinal são robos a vapor né?

Você começa jogando como Capitão Piper mas ao longo da aventura você recruta outros membros da tripulação. Tenho de dizer que eu realmente gostei da premissa do trabalho fantástico de criar uma atmosfera interessante e estilosa.

Antes de falar mais sobre a jogabilidade, quero mencionar o humor no jogo. O estilo visual é impressionante e a profundidade dos personagens e o diálogo entre eles e as interações que eles têm são o que torna o intervalo entre as fases divertidos, parece quase como um desenho animado em que os personagens tem alguma noção do quão absurdo é a proposta de robôs a vapor procurando água no espaço.

Os controles são extremamente simples e no início do turno de cada personagem basta apontar com o D-pad onde você quer que eles se movam e, em seguida, executar uma ação (ou se mover duas vezes), não diferente de XCOM. Com efeito, a lógica do gameplay é basicamente a mesma: os inimigos só "ativam" quando você aproxima, então posicionar seu time antes de "entrar em uma area nova" ou ter em conta quais habilidades requerem que o personagem fique parado, e quais tem melhor uso quando ele se move.., enfim, é a mesma coisa. Só que mais bem feito e, por deus, muito menos aleatório.

Cobertura, sniper bem posicionado e headshot, o segredo
da felicidade, só falta...
Como eu disse o combate é fantástico e o que torna ainda melhor é como ele progride durante o curso do jogo. Robôs inimigos se tornam mais desafiadores com vários atributos e habilidades. Alguns inimigos têm escudos, armas poderosas e alguns podem até se transformar na tela. A variação em tipos inimigos misturados com a ação fluida e acelerada torna o jogo extremamente divertido. Você também pode levar mais de um membro da tripulação com você em missões fazendo cada missão se sentir única. Cada personagem em sua tripulação também tem habilidades e habilidades diferentes. 

Outro aspecto que irá mantê-lo ligado é algo que estamos começando a ver mais e mais em jogos é o fato de que os mapas são gerados aleatoriamente no início de cada missão. Embora o objetivo da missão não mude, os mapas quase sempre mudam. 

... ARMAS DE ATAQUE EM AREA!
À medida que você completa as missões você vai subir seus personagens de nível e eles vão começar a obter habilidades especiais de acordo com as classes de cada robo. Você obtém habilidades como a cura e a precisão aprimorada que ajudarão a guiar sua equipe através de cada estágio.

O jogo também tem uma quantidade decente de conteúdo e coisas para fazer. O jogo tem cinco opções de dificuldade para cada etapa, e cada fase te premia com uma a três estrelas conforme o seu desempenho. Há três setores com mais de 100 estrelas para encontrar, por isso se você é um fã de itens colecionáveis, divirta-se (há ainda um modo "New Game +" depois de terminar o jogo também)

O estilo e o design do mundo, personagens e combate é fantástico. O combate é surpreendentemente fluido e acelerado e há uma abundância de formas variadas para jogar. O jogo oferece um bom desafio e eu certamente recomendaria se você, como eu, é um fã de jogos de estratégia por turnos.