terça-feira, 18 de abril de 2017

[GAMES] SHANTAE: Half-Genie Hero



A série Shantae é esquisita, não é? Tem rolado por aí faz algum tempo, mas para uma série tão bem estabelecida no mercado (foram cinco jogos desde 2002 pra cá) nunca chamou muita atenção. A jogabilidade estilo Metroidvania e escrita peculiar são adorados pelos fãs, mas apesar de ser secretamente muito bom, os jogos permanecem ignorados pela maioria. Curiosamente, você pode jogar três dos quatro títulos agora na PlayStation 4, um caso interessante de esperar por um ônibus apenas para três a aparecer de uma vez.

Mas enquanto os jogos anteriores mantêm seus encantos de plataforma pixelada, o que vamos falar aqui hoje é o projeto do Kickstarter "Shantae: Half-Genie Hero" que é o melhor jogo da série, e um ótimo ponto de partida para os recém-chegados. Cada personagem principal dos jogos anteriores é reintroduzido de uma forma ou de outra, enquanto um estilo de arte que mistura 2.5D com pixel art  moderno muda completamente a aparência de Shantae para melhor.


Ela fica se mexendo assim o tempo todo, e é meio que...
hipnótico... tipo uma versão sexy com mais atitude do Sonic,
se essa frase faz algum sentido pra você
Esta nova estética é, de longe, o maior diferencial. Em todos os outros aspectos cada centímetro deste jogo é um jogo de Shantae, completo com grandes níveis exploráveis, música cativante e uma história leve e engraçadinha

Shantae é acordada à noite por uma voz misteriosa, que ela segue até a casa de seu tio. Em uma caverna escondida, a voz revela-se ser do reino dos gênios, e adverte Shantae de um grande perigo que ameaça destruir ambos os mundos. Sua aventura começa na pacífica cidade de Scuttle, onde você é apresentado a alguns personagens principais antes de viajar para o primeiro nível. Os tempos de carregamento são mínimos, e ir de lugar para lugar é muito prático, então ir e voltar nas fases não é um problema.

O que é muito importante que não seja, porque com apenas seis níveis há uma quantidade razoável de repetição para voltar a eles mais tarde depois de ter ganho novas habilidades e danças de transformação; 

O visual do jogo é tão "ah, a gente não pode mesmo ter um desenho animado disso?"
Como um bom metroidvania, você estará constantemente descobrindo novos caminhos, os níveis revelando coisas novas conforme você ganha novos poderes. Terminar um nível e derrotar seu chefe desbloqueia uma das muitas formas animais que Shantae pode adotar a qualquer momento. Não só a maioria dessas formas alternadas afeta como você pode navegar os níveis, revelando segredos e colecionáveis ​​no processo, mas eles também podem trazer novos ataques, meios de curar a si mesmo, ou até mesmo pular seções completamente com a dança de teletransporte

Shantae é tão versátil quanto um canivete suíço. Seu ataque característico chicoteando o cabelo retorna ao lado de alguns poderes mágicos testados e aprovados, incluindo bolas de fogo, escudos defletores e relâmpagos. Combater os bandidos com uma combinação do chicote de cabelo e as habilidades mágicas funciona bem, você se sente no controle do personagem o tempo todo. 


Clássico!
Embora o jogo não seja muito desafiador, o projeto é descaradamente old-school. A plataforma 2D e busca infinita de colecionáveis ​​e MacGuffins da história, juntamente com os ambientes variados e personagens memoráveis, faz com que isso se sinta como um jogo que podia ter saído diretamente nos anos 90 - exceto pelas melhorias técnicas como gráficos e save points, que são muito bem vindas

Embora não haja nada verdadeiramente inovador aqui, há algumas áreas onde Half-Genie Hero realmente brilha. O design de nível é ótimo, mudando depois que seu chefe é derrotado (alguns dos jogos mais novos do Mega Man fazem isso) e sempre vale a pena voltar. A escrita é caprichada, boba, e que não se leva a sério, com um senso de humor estranho jogando piadas e quebrando a quarta parede sempre que der vontade.

Ah cara, porque Undercity
não é assim?
Com tudo dito e feito, Shantae: Half-Genie Hero é um jogo de plataformas Metroidvania-like muito sólido que atende a fãs antigos e novos. Tudo que é amado nesta érie permanece, enquanto um novo estilo de arte e uma história simples não barram novos jogadores. Há um monte de backtracking, mas meio é o que você espera de metroidvanias né? 

Se você está atrás de um platformer muito bem projetado com personagens memoráveis ​​e jogabilidade variada, Half-Genie Hero está aqui para atender a esse desejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário