sábado, 1 de abril de 2017

[GAMES] COLUMNS (Mega Drive) [AÇÃO GAMES 002]



Tal qual Dr. Mario, a priori não haveria muito a falar sobre Columns porque é outro primo menos famoso de Tetris. Peças caem, formam combinações, coisas somem, alegria. Há um tema greco-romano na estética do jogo, mas isso é meio que até onde vai.

Entretanto Columns tem algumas coisinhas que merecem ser observadas sim, e consegue algumas qualidades por mérito próprio.


A primeira, e mais legal, é o modo cooperativo/competitivo de dois jogadores. Funciona assim: os dois usam a mesma tela, mas cada um controla uma peça de cada vez. Os pontos que cada um fizer só contam para ele. Isso é uma variação muito interessante do tema, já que permite um misto de estratégia e sacanear o coleguinha no mesmo jogo poucas vezes vistas em puzzles. "Eu posso deixar arrumadinho e deixar pronto para o outro fazer um bilhão de pontos ou foder a porra toda e me ferrar junto a longo prazo?". É uma variação deveras única.

A outra variante interessante do jogo é que o jogo é sobre posicionar colunas (uau, temos um xeroque rolmes aqui!) para combinar cores, sim, mas existe um número muito limitado de cores de peças no jogo. E daí? E daí que com poucas cores e poucas formas geométricas, aumenta muito o numero de combos no jogo.

Tem um jogo que você acha que já está perdido e de repente encaixa uma peça que é eliminada, escorrega um bloquinho que fecha com outra cor e outra e  outra, bambambam, ultra comboooooo! Alias imagina que doido se Colums fosse narrado pelo narrador de Killer Instintict? - fica a dica pros modders

Seja como for, essa imprevisibilidade e possibilidade fácil de combos torna o jogo muito dinamico e divertido, mais do que eu poderia esperar de "apenas um clone" de Tetris. Not bad, nothing really bad...


Nenhum comentário:

Postar um comentário