segunda-feira, 10 de abril de 2017

[ANIMES] SAKAMOTO DESU GA? (ou é claro que você já ouviu falar do Sakamoto!)


 Eu não acho que eu precise explicar quem é o Sakamoto, afinal... bem, ele É o Sakamoto, não é? Como eu posso colocar quem é o Sakamoto senão dizer que ele é "O" Sakamoto? Quer dizer, Sakamoto, né gente?


Existem muitos casos em que um personagem sem falhas é um problema para qualquer história. O que faz um personagem interessante é justamente como ele lida com suas falhas, as aceita e melhora com elas onde ele pode. Isso é o que faz uma história interessante e complexa. 

"Sakamoto desu ga?" não tem uma história interessante e complexa. Tem um cara muito descolado chamado Sakamoto. E as vezes isso é tudo que você precisa.

Sakamoto é o aluno mais cool, cooler, coolest (a abertura usa essas exatas palavras) que desliza com estilo e graciosidade por qualquer situação em que ele se encontre. E isso é o anime.

De muitas maneiras, Sakamoto Desu Ga? é o One Punch Man dos animes de colegial. One Punch Man é sobre um herói chamado Saitama que destrói cada inimigo que ele encontra com um soco e zero esforço. Sakamoto tem resultados parecidos contra seus adversários, só que no lugar de monstros gigantes ele enfrenta bullies e garotas manipulativas. E ao invés de derrota-los com um soco, ele os derrota com charme e carisma. E por "derrotar" eu quero dizer "fazer seus adversários gostarem dele ao mesmo tem que os transforma em pessoas melhores no processo"

Ok, colocando assim não parece muito interessante, já que personagens perfeitos vencendo sempre não é o que pode ser chamado de ápice da capacidade narrativa. O que faz Sakamoto funcionar como anime é o quanto eles conseguem explorar as situações mais bizarras possíveis.

E por bizarras, eu quero dizer nível JoJo bizarras. São coisas tão absurdas, tão fora da casinha que você não sabe se fica mais impressionado por estar vendo aquilo na tela ou por Sakamoto sair dessa deslizando com estilo e graciosidade. Você pensa "uau, não tem como ele sair dessa como gostosão agora!" e BAM, Sakamoto transforma a coisa a seu fvor.

O anime não tem desenvolvimento de personagens ou mesmo um plot, é apenas uma coletanea de pequenas histórias (usualmente duas ou três por episódio) em que um problema é apresentado, Sakamoto se envolve com ele e o resolve sempre estilosamente e a pessoa sai admirando ele mais ainda. Para os padrões ocidentais, Sakamoto é muito mais como uma tirinha de jornal do que um manga realmente. Eu totalmente poderia ver o Sakamoto divando entre as estripulias do Calvin e do Minduim... menos do Armandinho, ninguém gosta desse cancêr que é o Armandinho...



Parece estranho dizer que assistir a mesma piada repetida ao longo de 13 episódios não é cansativo, mas esse é o ponto de comparação a ser feito: seria o mesmo que fizer que ver o Garfield deitado na cama resmungando toda semana é cansativo. 

Oh não, agora eles pegaram o Sakamoto! Não tem como ele
sair dessa com estilo!
As situações que Sakamoto se mete (e sai divando mais ainda) são tão absurdas que isso mantém a piada sempre interessante. De um ponto de vista tecnico, é muito interessante como eles conseguiram fazer tudo isso com um samba de uma nota só.

O roteiro não é a única coisa no qual o anime economiza, entretanto. Dá pra ver que o orçamento do anime foi o troco do pão economizado, porque ele tem longas sequencias de frames repetidos - mesmo para os padrões de animes. As sequencias de ação tem quase tantos quadros de animação quanto uma luta de Cavaleiros do Zodiaco, porém o anime faz um bom trabalho escondendo a pobreza do seu orçamento

Ah, claro! Clássico Sakamoto!
Sakamoto Desu Ga é um daqueles raros casos em que um anime é genuínamente engraçado apesar de ser japones(porque humor é a coisa mais dificil de traspor de uma cultura para outra, é o que eu sempre digo) e se reúne ao seleto clube de animes "Mas que porra foi que eu acabei de ver aqui?" junto com a Bizarrra Aventura da família Joestar e Keijo. E se você está ao lado de JoJo e Keito, bem, isso meio que já diz muito sobre você.

O formato de 13 episódios é ideal, porque é meio que o tempo de vida útil da piada. Mais que isso seria desnecessário - mas de qualquer forma o anime vale uma olhada, já que estamos falando do Sakamoto, né? Tipo, ele é O Sakamoto afinal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário