sexta-feira, 14 de abril de 2017

[AÇÃO GAMES 004] SUMMER GAMES (Master System)



A Ação Games tem alguma coisa jogos de olimpiadas lançados no Brasil. O título saiu na revista apenas como "Jogos Olímpicos" e, assim como Track and Field II, tive que ralar um pouco para descobrir que eles estavam falando do Summer Gamers lançado pela Epyx em 1984... e relançado para Master System em 1988... e relançado no Brasil pela TecToy (aí sim com o nome Jogos Olímpicos) em 1991.

Então, sim, esse é um jogo que saiu na revista apenas 7 anos após o seu lançamento. E essa molecada de hoje em dia se a legenda de um anime demora mais que uma hora para sair na internet depois de passar no Japão...


Assim como na vida, o objetivo é encaixar a vara e correr
para o abraço!
Bem, Summer Games é o primeiro jogo da série "Games" lançado pela Epyx, seguido por Winter Games e então o seu primo mais famoso, o clássico California Games (lançado no Brasil como "Jogos de Verão"... que seria a tradução do primeiro jogo... eita). Ele também foi a inspiração para Track and Field, já que veio muitos anos antes e... bem, é realmente uma versão arcaica do joguim de olimpíadas que eu já falei aqui sobre ele.

Ele possui apenas cinco esportes (Salto com Vara, 100m rasos, 100m nado livre, salto ornamental e salto sobre o cavalo). Metade deles são apenas button mashing, outra metade são aqueles que não faço ideia de como realmente funciona (tipo o salto ornamental de Track and Field também). O único particularmente único é o salto com vara, que é um mini game de precisão na verdade.

O jogo não tem um "modo campanha", mas você pode praticar cada um deles in ou jogar todos os esportes numa sequencia ... sozinho.

Sunga branca, amigo? Esse tá querendo exibir
o trampolim, heim?
Acontece que o jogo não tem IA: no começo da partida você tem que colocar nomes e escolher um país para 8 atletas (toca um pedacinho do hino ao escolher o país, o que é legal), então você compete nos esportes 8 vezes. O que deve ser legal quando você tiver mais sete amigos, mas não deixa de parecer meio estranho hoje em dia esse formato.

E... meio que não tem muito o que dizer mais sobre esse jogo, na verdade. Os gráficos são... o que você poderia esperar de um jogo de 1984 e ele é uma coleção de mini games para jogar com os amigos... ou fazer campeonatos sozinho... o que meio que eu fazia bastante quando era criança...




Nenhum comentário:

Postar um comentário