sábado, 25 de março de 2017

[TÚNEL DO TEMPO] AÇÃO GAMES 001



Quando eu era adolescente, eu era tão quase tão pobre quanto se pode ser sem ser realmente pobre. Com efeito, o único hobbie que eu podia me permitir era uma única vez por mês comprar a revista Ação Games e ficar vendo as fotos dos jogos e imaginando como seria. Sem exagero.

Eu tinha um arquivo de fichas em que eu fazia catalogo dos jogos e dicas que saiam nas revistas, sonhando com o dia em que eu usaria isso de alguma forma. Bem, um nerd gordo sem amigos nos anos 90 tinha que ocupar a cabeça de alguma forma, né? Era isso ou fazer campeonatos de futebol de botão sozinho... o que eu fiz, btw. Mas enfim, corta pra 2017 e as coisas são diferentes hoje.

Qualquer um com um celular na mão pode jogar quase toda biblioteca de jogos que foram lançados nos anos 80/90. Então em homenagem ao pequeno e solitario eu daquela época, eu não vou apenas repassar todas as Ação Games lançadas, como jogar os seus jogos. Todos eles. É.

Começa agora o desafio "Mestre Supremo dos Games!". É. Soou mais legal na minha cabeça.
SESSÃO DE CARTAS

Ahahahaha, qual a chance disso
acontecer um dia, não é mesmo?
Ah, é mesmo...





O maravilhoso mundo sem internet onde as pessoas não sabiam pesquisar coisas ... espera, não mudou nada!







O curioso é que esse "truque da troca de cartucho" que a ação games não deu muita bola é uma coisa de verdade. O chamado "cart-swap trick" altera a forma com que o videogame le o jogo e bagunça a programação, as vezes dando efeitos positivos como vidas infinitas.

O aspecto negativo é que trocar equipamentos eletrônicos ligados pode terminar muito mal para todos os envolvidos.

MATÉRIAS

Em agosto de 1991 o Super Nintendo seria lançado nos Estados Unidos e com o lançamento daquele que viria a ser o maior console de sua geração. Tem alguns dados interessantes aí, como em um mês e pouco o Super Nintendo ter vendido 1,5 milhões de unidades só no Japão, 400 mil unidades nos primeiros dias.

Apenas a título de comparação, isso foi mais ou menos o que o Wii vendeu também no mesmo período e quase o dobro do que o Switch vendeu nos primeiros dias na terra do sol nascente. Só que tem ser considerado que o Switch foi lançado fora da tradicional época de vendas e durante uma crise economica que não havia no Japão nos anos 90.

A matéria tinha fotos com alguns comentários aleatórios sobre alguns exclusivos que compunham o prmeiro ano do SNES, a saber:

- Super Mario World
- Actraiser (um jogo meio estranho que é tipo uma mistura Sim City com fases de ação)
- Final Fight (com direito a uma referencia ao Van Damme, que era moda na época)
- Pilotwings

JOGOS DESTA EDIÇÃO

E esta foi a primeira edição da Ação Games! Realizei o sonhou dourado dos anos 90 de jogar todos os jogos mostrados com matéria na revista, mas acho que não posso encerrar sem falar sobre a melhor propaganda da história da publicidade. Sério. Apenas leia esse texto com muita atenção e carinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário